segunda-feira, 01 março 2021 22:05

Melhores pensões, mais saúde, condições de vida dignas

A 28 de Fevereiro de 2021, a Comissão Concelhia de Santarém do Partido Comunista Português desenvolveu uma acção de esclarecimento junto de reformados e pensionistas no mercado quinzenal de Santarém sob o lema Com o PCP: melhores pensões, mais saúde, condições de vida dignas.

O PCP defende que a uma vida de trabalho e de descontos para a Segurança Social deve corresponder uma pensão digna, com a garantia da sua actualização em Janeiro de cada ano, valorizando e assegurando a reposição do seu poder de compra. Contudo, a estrutura de cálculo de actualização anual das reformas, aprovada por um Governo PS em 2006, não permite cumprir este objectivo. Só com os aumentos extraordinários propostos pelo PCP é que foi possível mitigar, em quatro anos consecutivos, os insuficientes aumentos que o Governo propunha entre 2016 e 2020.

Se o PCP não tivesse proposto um aumento extraordinário de 10 euros para todas as reformas, proposta que foi aprovada apenas parcialmente, não se registaria qualquer aumento das pensões em 2021!

O PS e o PSD chumbaram a proposta do PCP de aumento extraordinário de 10 euros para as reformas acima dos 658 euros. Para o PCP não é justo, nem aceitável, que reformados com muitos anos de descontos para a Segurança Social estejam excluídos deste aumento. Muitos mantêm o mesmo montante de reforma desde o momento em que se reformaram, enquanto outros tiveram actualizações pontuais entre 2016 e 2020, que não permitiram a reposição do poder de compra perdido.

O PCP vai continuar a defender a valorização de todas as reformas e pensões. A luta continua!

Santarém, 1 de Março de 2021

A Comissão Concelhia de Santarém do PCP