Failed loading XML...

segunda-feira, 13 junho 2022 15:09

Intervenção sobre Desenvolver a Luta das Mulheres (AORSA)

Desenvolver a luta das mulheres”

Camaradas, amigas e amigos

As mulheres trabalham e participam em todas as áreas da vida, assumindo um papel determinante no desenvolvimento do país.

Contudo e apesar dos direitos conquistados com a Revolução de abril e consagrados em Lei, passados 48 anos em democracia, fruto das políticas dos sucessivos governos, a igualdade entre mulheres e homens ainda está por efectivar enquanto trabalhadoras, cidadãs e mães.

As mulheres são particularmente afectadas pela precariedade, pelo desemprego, pelo salário mínimo nacional, pela discriminação salarial, pelo assédio laboral, pela desregulação dos horários, que para além de violar os seus direitos laborais, cria fortes limitações na organização da sua vida pessoal e familiar, negando-lhes o tempo para o trabalho, para a família, para si e para a participação social e política.

Camaradas e amigos

Estes são apenas alguns registos de uma realidade mais vasta que confirma que continuam por cumprir importantes direitos das mulheres, no trabalho, na família, na vida social, política, cultural e desportiva pelo que face à gravidade dos problemas específicos que atingem as mulheres e à necessidade de os enfrentar impõe-se melhorar o trabalho do partido da frente das mulheres no nosso distrito.

A reunião realizada para a preparação da última Manifestação Nacional de Mulheres abriu caminho para o reforço do trabalho do partido nesta frente estando em marcha a constituição de um grupo de trabalho junto da Direção Regional para o movimento e luta das mulheres;

Com o funcionamento periódico deste grupo de trabalho pretende-se:

-aumentar a participação das mulheres na vida partidária atribuindo-lhes responsabilidades e tarefas, designadamente a responsabilização em cada organização concelhia de uma camarada para a frente de trabalho das mulheres;

- Estimular o alargamento da acção do MDM no distrito enquanto movimento de carácter unitário

-Potenciar a criação de núcleos do MDM, com a maior abrangência unitária quanto possível, partindo da base dos concelhos em que estão as camaradas do organismo;

-Potenciar trabalho e cooperação do MDM com outras entidades em torno de matérias concretas;

-Conhecer melhor quais as empresas que têm maior concentração de mulheres para definição de prioridades de acção;

-Potenciar o contacto directo, através de propaganda e outros meios, com mulheres;

- Continuar a potenciar o valor da participação das mulheres na vida do Partido, alargando o número das que assumem responsabilidades, aos diversos níveis da intervenção partidária e inscrevendo acções de contacto com mulheres com vista ao seu recrutamento.

Mas, camaradas e amigos

Temos consciência que esta tarefa tem um grau de exigência que requer grande esforço de militância e até generosidade porquanto para as mulheres o seu dia-a-dia corre sem descanso e sem qualidade, repartindo-se entre o trabalho, as tarefas domésticas o cuidar dos filhos e quantas vezes o cuidar dos pais, criando como já disse anteriormente, dificuldades à sua participação social e política.

Também temos consciência de que na organização regional contamos hoje com mais de 700 mulheres, praticamente em todos os concelhos da região. Trata-se pois, de ver em cada organização quais são os quadros que vamos destacar para este trabalho, que por certo será um contributo ao Partido que muito lhes agradará.

Trata-se de integrar esta discussão sobre o reforço do Partido nesta frente, o reforço dos movimentos unitários (particularmente o Movimento Democrático de Mulheres) e a intensificação da luta em tornos dos problemas específicos que as mulheres do distrito sentem na pele.

Muito haveria a dizer sobre esta temática mas não vem agora a propósito.

O que vem a propósito é afirmar Afirmamos que este é o tempo e o momento de proclamar aos trabalhadores e às mulheres que a luta pelos seus direitos à igualdade, é indissociável da luta pela ruptura com as políticas que tem sido desenvolvidas pelos sucessivos governos do PS, PSD e PSD/CDS, e que essa ruptura é possível através do reforço da luta organizada, do apoio ao movimento das mulheres e do fortalecimento do nosso partido pois é no Partido Comunista Português que as mulheres têm o mais firme e combativo defensor.

Viva a luta emancipadora das mulheres!

Viva a AORSA!

Viva a JCP!