sábado, 10 dezembro 2022 11:01

Comunicado DORSA - 2 Dezembro

A Direcção da Organização Regional de Santarém (DORSA) do PCP, na sua reunião de 02 de Dezembro de 2022, avaliou os desenvolvimentos da situação política e social, tomou decisões sobre as prioridades da intervenção e reforço da organização do PCP no distrito de Santarém.

A situação social mantém-se muito marcada pelos impactos profundamente negativos do aumento do custo de vida ao mesmo tempo que se assiste a lucros escandalosos dos grandes grupos económicos, pelas dificuldades de acesso aos Serviços Públicos, pelo aumento da exploração e empobrecimento da esmagadora maioria da população resultante das opções do governo do PS, com o apoio dos Partidos à sua direita, de não dar resposta às necessidades do povo e do país. Falta de respostas que o Orçamento do Estado para 2023 com a recusa do conjunto de propostas apresentadas pelo PCP bem evidenciam.

A DORSA do PCP denuncia a recusa por parte do PS, PSD, CHEGA e IL em aprovar um conjunto de medidas de grande importância e urgência para o desenvolvimento do distrito, das quais se destacam a abolição das portagens na A13 e A23, a conclusão do troço do IC3 entre Almeirim e Golegã, com a consequente construção de uma nova ponte na Chamusca, bem como a requalificação da EN118. Seriam medidas que a serem aprovadas, como aliás defendem muitos dos deputados desses Partidos eleitos pelo distrito, teriam um impacto positivo na vida de milhares de pessoas que vivem ou trabalham no distrito. Tal chumbo das propostas do PCP evidencia a incongruência desses Partidos, que no distrito dizem uma coisa mas no momento decisivo votam ao contrário. O PCP não deixará de intervir no sentido de concretizar estas e outras medidas estruturantes.

A DORSA do PCP saúda o desenvolvimento da luta dos trabalhadores e das populações que nas últimas semanas teve importantes momentos, dos quais se destacam as diversas acções dos trabalhadores pelo aumento de salários e em defesa dos seus direitos, particularmente a acção de dia 25 de Novembro promovida pela CGTP-IN junto à Assembleia da República, assim como dos utentes em defesa do Serviço Nacional de Saúde, e das populações em defesa da reposição de freguesias. Luta de grande importância que deve prosseguir e intensificar-se, desde logo na semana convocada pela CGTP-IN de 10 a 17 de Dezembro.

A DORSA do PCP assinala o grande êxito que constituiu a preparação e realização da Conferência Nacional sob o lema “Tomar a iniciativa, Reforçar o Partido, Responder às novas exigências” realizada nos passados dias 12 e 13 de Novembro, bem como valoriza o grande almoço convívio realizado em Torres Novas no passado dia 27 de Novembro, que contou com a presença do Secretário-Geral do PCP. No seguimento destes dois importantes momentos, a DORSA aprovou o seu plano de trabalho para 2023, apontando um conjunto de linhas prioritárias para o reforço do sua organização, assim como para a intensificação da acção política durante todo o ano, tendo por base o reforço da ligação às massas populares e o aumento da iniciativa das suas organizações e militantes.

Alpiarça, 02 de Dezembro de 2022
A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP