domingo, 07 janeiro 2024 22:03

Reunião da DORSA do PCP aprofunda análise da situação e prepara batalhas eleitorais

A DORSA do PCP, reunida a 05 de Janeiro de 2024, avaliou os desenvolvimentos da situação política e social, a evolução da luta de massas e sua necessária intensificação e tomou decisões quanto às batalhas eleitorais que terão lugar nos próximos dias 10 de Março e 09 de Junho.

Num quadro em que se aprofundam todos os problemas com os quais os trabalhadores e o povo têm vindo a ser confrontados, nomeadamente os baixos salários e pensões associados ao aumento dos preços (que subiram significativamente neste início de ano), as dificuldades de acesso à habitação, a degradação dos serviços públicos com particular destaque para o SNS, a falta acessibilidades e transportes, entre muitos outros, impõe-se a concretização de uma alternativa política, patriótica e de esquerda, que se assuma como o verdadeiro motor do desenvolvimento económico e social que o distrito e o país precisam.

A DORSA do PCP destaca as diversas acções de luta que tiveram lugar nos últimos meses, protagonizadas por trabalhadores de diversas empresas e sectores, bem como pelos utentes em defesa dos serviços públicos. Neste plano, no qual o Movimento Sindical Unitário tem tido um papel de grande importância, a DORSA do PCP assinala e valoriza a realização do XII Congresso da União dos Sindicatos de Santarém / CGTP-IN.

A DORSA do PCP tomou decisões relativas às batalhas eleitorais, designadamente as eleições para a Assembleia da República de 10 de Março e para o Parlamento Europeu de 09 de Junho. Reafirmando a necessidade, hoje ainda mais evidente, do reforço da CDU no distrito de Santarém, a campanha eleitoral será marcada pelo contacto directo com as massas populares e trabalhadoras, em torno dos seus problemas concretos e tendo como principais objectivos a divulgação e afirmação das propostas e soluções com as quais os seus candidatos se comprometerão. Desde logo já no próximo dia 16 de Janeiro, num comício em Torres Novas no qual participará o Secretário-Geral do PCP.

A DORSA do PCP apela aos trabalhadores e ao povo do distrito para que não se deixem iludir, nem com antigos protagonistas que têm bastantes provas dadas de quem servem e contra quem estão, nem com falsas discussões e soluções, sejam elas em torno de casos e polémicas que no essencial desviam as atenções dos principais problemas com os quais o distrito está confrontado, sejam mentiras sobre o que realmente está em causa nestas eleições, que não passam por eleger qualquer Primeiro-Ministro mas sim 9 deputados eleitos por Santarém num total de 230, e por dar mais força ou não aqueles que verdadeiramente defendem, afirmam e actuam todos os dias para uma mudança de política. Manifestamos a nossa confiança de que o povo de Santarém saberá usar o seu voto, como mais uma ferramenta na luta contra as desigualdades, a exploração e o empobrecimento e em favor de uma vida melhor.

Alpiarça, 05 de Janeiro de 2024