segunda-feira, 25 julho 2022 22:41

Os desmandos da gestão PSD nas obras do Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Santarém está condenado a ficar esventrado, fruto de uma obra de requalificação e de modernização que deveria já estar pronta desde Agosto de 2020, por um custo de empreitada da ordem dos dois milhões de euros, não fora a forma sinuosa, pouco transparente e de manifesto desrespeito dos comerciantes, dos Scalabitanos e do dinheiro público, por parte da gestão camarária do PSD, agora em aliança com o PS.

Ao afastamento dos antigos comerciantes do Mercado Municipal, do espaço aonde deveriam voltar, mais a sua concessão a privados, soma-se agora a insolvência do empreiteiro da obra que obriga a nova paragem, por mais uns tantos meses, numa derrapagem que já leva dois anos, com o risco de os custos com a nova empreitada virem a subir.

Estamos em presença de uma gestão do Município, por parte da maioria PSD, de favorecimento do interesse privado em detrimento do interesse público, ao permitir que a obra se arraste por mais de um ano sem qualquer avanço notório, como era nítido a olho nu por quem ali passa, sem reagir tomando as providências necessárias para garantir a conclusão atempada da obra.

Confirma-se o que há ano e meio afirmámos publicamente, ao considerarmos que a maioria PSD é incapaz de gerir o Município, escudando-se na necessidade de “dar uma nova vida e dinamismo” ao Mercado, para o concessionar a uma empresa privada. Essa incompetência fica agora confirmada, com o que está a suceder com a obra de modernização e requalificação.

A Comissão Concelhia de Santarém do Partido Comunista Português defende a necessidade de serem adoptadas, com urgência, as medidas para ultrapassar esta nova paralisação da obra, assegurando que não se agravarão os encargos do Município; de a gestão do Mercado Municipal não sair da esfera da Autarquia; de garantir que os comerciantes despejados voltem ao espaço requalificado sem a precariedade verificada anteriormente; de, até à conclusão das obras, ser encontrado um novo espaço para realojar os comerciantes, para que estes exerçam de forma digna a sua actividade.

O PCP continuará a lutar, nos órgãos autárquicos em que tem eleitos, designadamente na Assembleia Municipal, para que o Mercado Municipal de Santarém - um dos locais emblemáticos da cidade, com os seus icónicos painéis de azulejos – seja requalificado e modernizado e posto ao serviço da população de Santarém e de todos aqueles que visitam a nossa Cidade.

Santarém, 22 de Julho de 2021

A Comissão Concelhia de Santarém do PCP