sábado, 22 abril 2023 10:13

Scalabus tem de servir as necessidades da população de Santárem

Utentes do Scalabus, transportes urbanos de Santarém, denunciam a supressão do autocarro da linha amarela das 19h40, que ligava a estação Rodoviária à estação da CP e os longos períodos sem autocarros a sair do Politécnico. No período da manhã entre as 10h35 e as 13h25; no período da tarde entre as 14h35 e as 16h25 e no final da tarde, início da noite entre as 18h30 e as 22h32.

Nas ligações entre a Cidade e a Estação ferroviária, parte dos horários dependem de ser período escolar ou não, o que não faz sentido tendo em conta que não são apenas os estudantes a utilizar estes autocarros.

Os transportes públicos são uma peça fundamental do desenvolvimento regional e local. A cidade de Santarém precisa urgentemente de uma rede de transportes coletivos com percursos e horários ajustados às necessidades da população. Embora se tenha verificado, em Fevereiro, um ajuste nas rotas da Scalabus, o alargamento dos horários continua a ser insuficiente para as necessidades dos trabalhadores e estudantes que, diariamente precisam de se deslocar entre a periferia e o centro da cidade. O desajuste entre os horários dos comboios (CP) e os autocarros (ligação rodoviária) é outro dos problemas que se mantém. A falta de sintonia dos horários leva a tempo perdido e transtorno, tanto na ida para a estação como no regresso para a cidade.

Outro problema com que se confrontam os utentes, tem a ver com o estado em que se encontram os autocarros em circulação: desconfortáveis, a maioria sem climatização, com problemas mecânicos e muito mais, sem resposta àqueles que têm dificuldades físicas no acesso.

Entretanto, os preços dos bilhetes e das assinaturas mensais continuam a ser elevados, quando se pretende chamar para o transporte público colectivo, mais e mais utilizadores.  Destacamos que é necessário aplicar o programa de apoio à redução tarifária nos transportes públicos (PART), caminhando para a sua gratuitidade. A mobilidade das populações nos transportes públicos não deve estar dependente da sua capacidade económica.

Afirmamos que também é necessário um processo de substituição dos actuais veículos da Scalabus por outros que sejam mais amigos do ambiente, como outros concelhos que já iniciaram este processo.

O Executivo da Câmara Municipal de Santarém (PS, PSD e Chega) tem de criar as condições para melhorar o serviço do Scalabus e não podem continuar a fechar os olhos e a ignorar as necessidades e justas reivindicações dos utentes de Santarém.

Para mais e melhores condições no Scalabus, propomos:

- Reposição das linhas suprimidas e a reorganização do Scalabus que corresponda ao nível de horários e paragens para as necessidades da população de Santarém;

- Reforço das linhas. com articulação entre os horários dos comboios da CP e dos autocarros, com horários que sirvam de facto esta articulação e sintonia;

- Reforçar as linhas e os horários no período não escolar.

- Melhores condições e qualidade para utentes na utilização dos autocarros da Scalabus;

- A promoção da utilização dos transportes públicos com a redução da sua tarifa, caminhando gradualmente para a sua gratuitidade;

- Necessário investimento a médio de prazo para a promoção de transportes públicos amigos do ambiente.