domingo, 04 junho 2023 21:28

Saudação à SRO Santarém pela evocação de Diamantino Faustino

O Partido Comunista Português fez-se representar por membros da concelhia de Santarém, da Direcção Regional de Santarém e do Comité Central, na homenagem que a Sociedade Recreativa Operária (SRO) de Santarém prestou Diamantino Faustino, antigo Presidente da Direcção da SRO durante os anos 40 do século XX.

A homenagem, que o PCP saúda, decorreu no dia 06 de Maio de 2023, no Palácio Landal, sito no Largo do Padre Chiquito, em Santarém.

Diamantino Faustino foi um militante comunista, sapateiro, símbolo do associativismo e da resistência popular à ditadura fascista de Salazar, na cidade de Santarém e no Ribatejo. Nasceu em Santarém, em 1914. Foi preso político em Caxias, no Aljube e no Forte de Peniche.
Morreu três meses depois de sair das ‘amarras’ da PIDE, com apenas 35 anos de idade.

A homenagem da SRO Santarém permitiu resgatar do esquecimento a memória de Diamantino Faustino. Torna-se necessário relembrar todos aqueles que contribuíram para a resistência à ditadura fascista e para o seu fim, numa altura em que, cada vez mais, se fazem ouvir discursos e propostas que vão contra o sentido da democracia e do progresso da sociedade.

O PCP irá apresentar um programa de iniciativas a realizar no concelho de Santarém, no quadro do 50º aniversário do 25 de Abril, de que destacamos no imediato, a apresentação de uma proposta na Assembleia Municipal de Santarém, para a atribuição do nome de Diamantino Faustino a uma rua/avenida/largo da cidade Santarém com a referência à sua qualidade de sapateiro, dirigente associativo, comunista e preso político da ditadura fascista.

O PCP afirma a valorização da evocação de Diamantino Faustino, como um obreiro entre muitos outros da Revolução de Abril, como um marco maior da história de Portugal, uma realização da vontade do povo, uma afirmação de liberdade, emancipação social, de soberania e independência nacional.

Santarém, 30 de Maio de 2023
A Concelhia de Santarém do PCP