sábado, 13 agosto 2022 11:52

Santarém estará presente na Festa do Avante!

A Organização Regional de Santarém do Partido Comunista vai marcar presença na Festa do Avante!, que se realiza de 2 a 4 de Setembro, na Quinta da Atalaia, Amora, junto à baía do Seixal. No espaço da Organização Regional de Santarém dar-se-á destaque ao conjunto das mais recentes e significativas acções de luta dos trabalhadores do distrito, havendo também lugar especial para a gastronomia regional. Lá poderão degustar Sopa da Pedra, Naco de Touro Bravo Avinhado, Sopa de Peixe e Bifanas na Caralhota de Almeirim. Haverá igualmente oferta de bolos regionais, que passará por Tijeladas de Abrantes, Pão-de-ló de Rio Maior, Bolos de Cabeça, Broas e Arrepiados de amêndoa de Torres Novas, assim como Pampilhos de Santarém. Numa mostra de vinhos, haverá Abafado, Ginginha a copo, bem como demonstração de vinhos regionais.

A Festa do Avante! é o maior evento político-cultural do país, contando com um amplo programa cultural. Os visitantes podem assistir a inúmeros concertos de música de vários géneros musicais (incluindo música clássica), em diversos palcos de diferentes dimensões, a actuações de grupos corais, de ranchos folclóricos, a animação de rua, a dança, a peças de teatro, a cinema. Realizam-se dezenas de debates políticos, exposições políticas e de artes plásticas, de ciência (incluindo experiências). Há gastronomia, artesanato e jogos tradicionais. Há a festa do livro e do disco. Há um espaço com um parque infantil com actividades e programação dedicada às crianças. A Festa inclui também um importante programa desportivo com inúmeras modalidades. Um dos momentos altos é a realização do Comício, no domingo.

A sua construção é feita de forma militante. São os comunistas e amigos que constroem a Festa dedicando o seu tempo livre e o melhor das suas capacidades para organizar e construir o programa, para montar as estruturas, para pintar as paredes, montar os balcões e as exposições, cuidar dos espaços verdes, etc. São também eles que asseguram o funcionamento nos dias da Festa. Esta característica única - em que se anula a fronteira entre quem faz e quem usufrui - dá à Festa um ambiente diferente de qualquer outro.

Irão realizar várias excursões para a Festa do Avante do ano 2022 partir do distrito:
• Tomar - Sábado dia 03, às 08:00 na Rodoviária;
• Alpiarça - Sábado dia 03, 07:30 no Largo da Feira;
• Santarém - Sábado dia 03, 08:00 na Rodoviária;
• Rio Maior - Sábado dia 03, 08:30 na Rodoviária;
• Abrantes -Sábado dia 03, 07:00 Rodoviária de Abrantes
• Entroncamento: Sábado dia 03, 07:20 Rotunda junto ao E.Leclerc
• Torres Novas – Sábado dia 03, 07:30 – Rodoviária de Torres Novas
• Alcanena – Sábado dia 03, 08:00 – Junto à Escola Secundária
• Coruche – Domingo dia 04
◦ 07:00 Santa Justa
◦ 07:10 Casa do Povo do Couço
◦ 07:30 Praça de Touros de Coruche

As Entradas Permanentes (EP) ou as viagem de excursão poderão ser adquiridas nos Centros de Trabalho do PCP ou através dos seus militantes.

A Festa do Avante! é um momento de enorme alegria, o retrato de cooperação entre pessoas e povos. É também um palco de resistência e luta, que se repete ininterruptamente desde 1976, em defesa da liberdade cultural e de expressão, num retrato do novo mundo que urge construir.

Santarém, 10 de Agosto de 2022
A DORSA do PCP