terça-feira, 14 março 2023 18:49

Estacionamento na Rua General Humberto Delgado

A Rua General Humberto Delgado, entre o Miradouro da Rafoa e o Bairro 16 de Março, é local de residência de centenas de moradores do planalto de Santarém.

A política de estacionamento, e, consequentemente a de trânsito, definida para a cidade de Santarém traz múltiplos problemas para residentes, trabalhadores e visitantes da cidade.

O Partido Comunista Português constatou que na rua mencionada o estacionamento dos automóveis em cima do passeio dificulta que os habitantes saiam de porta de suas casas e circulem pelos passeios, impedindo que pessoas com mobilidade reduzida utilizem o passeio para circular em segurança.

Para além disso, a estrada é estreita e impossibilita a circulação simultânea de dois veículos em sentidos opostos, agravado pelo facto de existirem, constantemente carros estacionados no passeio. Existem relatos de moradores da rua de que os veículos de socorro (ambulância ou bombeiros), quando têm de passar pela Rua General Humberto Delgado, ficam presos/condicionados pela confusão rodoviária existente.

A Comissão Concelhia de Santarém do PCP defende que a Câmara Municipal de Santarém encontre uma solução para este problema, baseando-se em pareceres dos técnicos competentes. Uma solução que garanta o respeito:
- Pelos peões que necessitam de utilizar os passeios, em especial quando têm mobilidade reduzida.
- Por quem circula de automóvel, em especial viaturas de bombeiros, ambulâncias ou forças de segurança.
- Pelos residentes, que necessitam de conseguir entrar nas suas casas e de possuir um espaço digno (e legal) para estacionar.

Santarém, 22 de Fevereiro de 2023