segunda-feira, 15 fevereiro 2021 22:42

PCP questiona Governo sobre falta de cobertura de rede móvel e de internet na freguesia de Alcobertas (Rio Maior)

PCP questiona Ministro das Infraestruturas e Habitação e Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) sobre falta de de cobertura de rede móvel e de internet na freguesia de Alcobertas (Rio Maior).

A freguesia de Alcobertas, no concelho de Rio Maior, confronta-se com um grave problema de falta de cobertura de rede de telecomunicações móveis e de acesso à internet.

Se esta situação é grave, em qualquer momento, dada a importância decisiva que a utilização de comunicações assume para a generalidade das pessoas singulares e coletivas para o tratamento dos assuntos mais elementares do dia a dia, mais grave se revela ainda no momento de pandemia que o país atravessa.

O facto da freguesia de Alcobertas possuir um agrupamento escolar relevante cujas aulas presenciais se encontram suspensas e de se saber que nestas circunstâncias a população escolar não tem possibilidades de aceder a aulas à distância dada a ausência de rede, torna esta situação por demais inaceitável. Há todo um conjunto de instituições que sofrem com esse problema (junta de freguesia, IPSS, empresas e associações) para além, obviamente, da população em geral.

Nestes termos, ao abrigo da alínea d) do artigo 156.º da Constituição e da alínea e) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicito à ANACOM que me informe se tem conhecimento da situação descrita e que diligências considera efetuar junto dos operadores de telecomunicações para garantir a melhoria da cobertura da rede móvel e de internet na freguesia de Alcobertas.

Palácio de São Bento, 11 de fevereiro de 2021

Deputado(a)s