quarta-feira, 15 fevereiro 2023 22:31

Em defesa do rio Maior

O rio Maior é um dos afluentes do rio Tejo, também chamado de vala da Asseca, ribeira da Asseca, vala da Azambuja e vala Real da Azambuja em parte do seu percurso. Este curso de água nasce na Serra dos Candeeiros, perto da localidade de Freiria, no concelho de Rio Maior. No seu percurso de aproximadamente 70 quilómetros até desaguar no rio Tejo, perto de Azambuja, ele atravessa os concelhos de Santarém (nomeadamente, na freguesia do Vale de Santarém) e do Cartaxo.

É um dos rios que mais tem sofrido com a poluição, especialmente das explorações agropecuárias existentes no concelho de Rio Maior.

A Vala da Asseca (rio Maior) no Vale de Santarém foi, ao longo de muitas décadas, um local de confraternização, em especial da juventude, com a realização de piqueniques, pesca e natação.

Hoje a Vala da Asseca é o espelho de total abandono, quer na conservação das margens, mas sobretudo na poluição.

Torna-se necessário um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Maior, que seja articulado entre os concelhos de Santarém, Rio Maior, Cartaxo e Azambuja e o Governo. Um plano que garanta:
a) A adequada fiscalização das entidades que utilizem a água do rio nas suas actividades ou para realização de descargas;
b) A limitação da construção de mais equipamentos agropecuários ou industriais que constituam um factor de risco para o rio Maior;
c) O investimento e a aplicação de novos métodos produtivos, que não causem a degradação das águas do rio;
d) A limpeza do leito do rio e das suas margens.

A reabilitação do rio Maior permitirá uma reaproximação das pessoas ao rio, tornando-o um factor agregador e fixador de população. A exploração económica desenfreada e desregulada dos recursos naturais não permite o usufruto sustentável e ecológico das suas potencialidades naturais, paisagísticas e lúdicas.

Face ao exposto e por proposta dos eleitos da CDU (PCP-PEV), a Assembleia Municipal de
Santarém, reunida no dia 16 de Dezembro de 2022, delibera que:

1. É necessário um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Maior, que seja articulado entre os concelhos de Santarém, Rio Maior, Cartaxo e Azambuja e o Governo e que garanta a realização dos pontos a), b), c) e d) atrás expostos;
2. O Executivo Municipal de Santarém tem um importante papel a desempenhar enquanto promotor e construtor (em parceria) do plano estratégico para a resolução da poluição do rio Maior;
3. É recomendável que, até ao final do 2º semestre de 2022, seja dado conhecimento à Assembleia Municipal sobre o conjunto de diligências já tomadas para a reabilitação do rio Maior;
4. A utilização dos recursos naturais deve ser sustentável e baseada em princípios ecológicos, repudiando a exploração económica desregulada.

As eleitas da CDU
Rita Correia