quarta-feira, 15 fevereiro 2023 22:03

Para quando o fim da poluição no rio Alviela?

No final de Dezembro de 2022 e no início de Janeiro de 2023, o rio Alviela voltou a ser alvo de descargas poluentes, visíveis na vila de Pernes.

Os crimes ambientais ao Alviela e às suas populações continua.

A Comissão Concelhia de Santarém do Partido Comunista Português recorda que em Outubro de 2020, em Assembleia Municipal Ordinária do município de Santarém, foi aprovada a moção "Em
defesa do Rio Alviela" apresentada pela CDU.

A CDU, nessa moção, defendeu a necessidade de um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Alviela, que seja articulado entre os concelhos de Santarém e Alcanena e o Governo. Um plano que garantisse: a adequada fiscalização das entidades que utilizem a água do rio nas suas actividades ou para realização de descargas; a limitação da construção de mais equipamentos agropecuários ou industriais que constituam um factor de risco para o rio Alviela; o investimento e a aplicação de novos métodos produtivos, que não causem a degradação das águas do rio; a limpeza do leito do rio e das suas margens.

O PCP entende que a utilização dos recursos naturais deve ser sustentável e baseada em princípios ecológicos e repudia a exploração económica desenfreada e desregulada.

O PCP apresentou o caminho para a resolução do problema. Falta ainda que o Governo e os municípios de Santarém e Alcanena a concretizem!

Santarém, 31 de Janeiro de 2023

A Comissão Concelhia de Santarém do PCP