domingo, 07 março 2021 19:40

Rio Alviela

Na manhã de 05-03-2021, activistas da CDU (PCP-PEV) verificaram nova descarga poluente de grandes dimensões, na zona da Ribeira de Pernes, no Rio Alviela.

Já foi efectuada participação às autoridades fiscalizadoras competentes.

Os crimes ambientais ao Alviela e às suas populações continua.

Recorde-se que em Outubro de 2020, em Assembleia Municipal Ordinária, foi aprovada a moção "Em defesa do Rio Alviela" apresentada pela CDU.

A CDU, nessa moção, defendeu a necessidade de um plano estratégico para a resolução do problema da poluição do rio Alviela, que seja articulado entre os concelhos de Santarém e Alcanena e o Governo. Um plano que garanta: a adequada fiscalização das entidades que utilizem a água do rio
nas suas actividades ou para realização de descargas; a limitação da construção de mais equipamentos agropecuários ou industriais que constituam um factor de risco para o rio Alviela; o investimento e a aplicação de novos métodos produtivos, que não causem a degradação das águas do rio; a limpeza do leito do rio e das suas margens.

O PCP entende que a utilização dos recursos naturais deve ser sustentável e baseada em princípios ecológicos e repudia a exploração económica desenfreada e desregulada.

Santarém, 05 de Março de 2021

A Comissão Concelhia de Santarém do PCP